sexta-feira, 24 de maio de 2013

A imaginação das crianças



Durante os primeiros anos de vida, a criança assimila conhecimentos, habilidades e hábitos, formando capacidades, qualidades e valores morais para a vida toda.

Assim entra a importância da atividade lúdica nesta etapa da vida, onde o desenvolvimento das esferas cognitivas, motoras e afetivas são potencializadas, por isso é necessário estimular.
 
As atividades lúdicas proporcionam a vivencia do aqui agora, integrando a ação, o pensamento, onde podem ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que possibilite alegria e prazer.
 Ao brincar, a criança assimila conceitos, experiências, vivencias. A capacidade de brincar possibilita às crianças um espaço para resolução dos problemas que as rodeiam.

O brincar é um ato social que permite uma comunicação através de gestos, mesmo que não haja comunicação verbal. É no brincar que a criança tem a oportunidade de expressar o que está a sentir ou necessitar, é através das brincadeiras de faz de conta que ela constrói o seu mundo imaginário situado em experiências vividas.

O brincar está estritamente ligado ao fator social, pois é um meio utilizado pela criança para que ela se possa relacionar com o ambiente físico e social no qual está inserida, despertando assim a sua curiosidade e ampliando os seus conhecimentos e habilidades motoras, cognitivas ou lingüísticas, alem de permitir expressar as diferentes expressões vivenciadas no seu contexto sociocultural.

"Todas as crianças gostam de se tranformar nas suas personagens ou super-heróis preferidos, ou ainda nas princesas que admiram. As fantasias, máscaras e acessórios estimulam a imaginação e, com elas, as crianças se transportam a um mundo em que podem combater os vilões e serem as personagens principais das suas histórias imaginárias.

O brincar leva as crianças “ao mundo do imaginário, da fantasia”, e a partir daí, as crianças encontram sentido para a sua vida, é nas brincadeiras que idéias se concretizam e que as experiências são construídas de muitas maneiras e repetidas tantas vezes quantas a criança quiser. As situações vivenciadas são transportadas para as brincadeiras e sentidas como na realidade.
Neste sentido, quando brinca, a criança carrega consigo, angústias frustrações e todo o estado emocional, construindo desta maneira, a sua personalidade. Através desta, ultrapassa limites e obstáculos, e principalmente na primeira infância, adquire e desenvolve habilidade para conseguir superar dificuldades e ou enfrentar desafios que poderão surgir na vida adulta.
A Brincar, as crianças aprendem a cooperar com os “amiguinhos”, a obedecer às regras, a respeitar, a acatar a “autoridade”, a assumir responsabilidade, a dar oportunidade aos demais, enfim, a viver em sociedade (ROJAS 2006).


Os pais, educadores, professores em geral, precisam estar bem informados sobre isto, pois exerce um papel relevante na formação. A criança evolui no seu desenvolvimento, descobre, inventa, experimenta, pergunta, troca informações e vai construindo o seu conhecimento sobre o mundo e desenvolvendo a sua inteligência. Este processo diz respeito à totalidade da criança e a forma como ela se insere no mundo.
Deste modo, o lúdico é significativo para a criança poder conhecer compreender e construir conhecimentos. O desenvolvimento pessoal que o universo lúdico proporciona, associados aos fatores sociais e culturais, colabora para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação e construção de conhecimento e, nessa perspectiva, quando as crianças são estimuladas a vivenciar brincadeiras e jogos, mediante um processo organizado, respeitando cada etapa do seu desenvolvimento elas têm a oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis à sua futura atuação pessoal, profissional e social.
consideramos também que a ludicidade é uma necessidade do ser humano, podendo ser diversão e também um instrumento muito eficaz no aprendizado e desenvolvimento infantil como um todo.

Poderá encontar brinquedos e uma vasta gama de fatos para o carnaval, festas temáticas disney, medievais, romanas ou outras na loja da criança. 


1 comentário:

  1. Anónimo5/24/2013

    encontrei no vosso site o que necessitava, gostei muito como o processo decorreu, obrigada.

    ResponderEliminar